Inverno: tempo de fondue! Parte II: La Pierrade

Oi Pessoal,

Estou super animada em publicar este post sobre a pierrade ou fondue na pedra, que além de ser deliciosa, é uma opção light de fondue, pois as carnes são cozidas diretamente na pedra, sem óleo!

mesa pierrade

E quem não ama um jantar super especial com poucas calorias…? ❤

La pierrade é o nome original em francês para a foundue na pedra. Enquanto na Europa os aparelhos de pierrade utilizam pedras vulcânicas, no Brasil geralmente utilizam pedra sabão, que também pode ser aquecida, sem riscos. Há muitas opções à venda na internet ou em lojas de artigos para gastronomia.

pedra

Esse é o meu aparelho de pierrade com pedra vulcânica. Na Giovana Regali você encontra em dois tamanhos

4 dicas!

  1. Na pierrade os filés devem ser cortados em fatias finíssimas. Isso é muito importante para que a carne cozinhe rapidamente. Gosto de bifes bem pequenos, pois ficam mais delicados.
  2. A pedra deve ser pré-aquecida sempre no forno, em alta temperatura, por pelo menos 30 minutos, e só depois ser levada ao rechaud.
  3. Antes de iniciar o cozimento dos bifinhos, espalhe um pouco de sal na pedra e reponha sempre que a pedra ficar limpa novamente.
  4. Não é necessário usar garfos especias! Use talheres convencionais!

pierrade em foco

Detalhe! Ao colocar a carne na pedra, na maioria das vezes ela ficará aderida, espere um pouquinho e ela se soltará sozinha. Assim que a carne se soltar, é só virá-la uma vez e em poucos segundos estará no ponto certo

Batatas são perfeitas para acompanhar as fondues!

Eu amo as batatas ao estilo dinamarquês, que são servidas com casca e sem nenhum tempero. Para prepará-las, basta colocar a quantia desejada de batatas em uma panela com água e cozinhar até que fiquem macias. Elas devem ser cozidas e servidas com casca.  É importante servi-las ainda quentinhas. Elas também vão muito bem com os molhinhos para fondue.

batatas

Eu prefiro batatas bem pequenas, pois ficam mais gostosas e delicadas.

No post sobre fondue bourguignonne eu dou várias dicas sobre molhinhos. Não deixa de conferir, clicando aqui pra ver o post!

See you very soon! 🙂

Muitos beijos,

Adriana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s