A parede com rótulos de vinhos

Hi wine lovers,

Sou apaixonada pelo universo dos vinhos e usá-los na decoração é uma experiência surpreendente…

Que tal escolher um recanto especial e revesti-lo com seus rótulos de vinhos? O resultado é lindo, mas o projeto exige dedicação, pois serão necessários vários rótulos.

A boa notícia é que o processo começa com a degustação dos vinhos… E quem não vai amar essa tarefa?

Foram 4 anos colecionando os rótulos que revestiram a parede da nossa casa em Canela! Durante esse tempo não perdíamos um rótulo sequer, nao importava se estávamos em uma viagem ou em um restaurante, sempre levávamos  a garrafa conosco, para retirar o rótulo. Deu trabalho, mas valeu muito a pena! ❤

parede rotulos nova

Essa é a nossa parede de rótulos em Canela, cada um tem uma história!

Agora é a sua vez!

O primeiro passo é retirar os rótulos das garrafas sem danificá-los e há três maneiras de fazer isso, cada uma delas mais adequada a cada de tipo de rótulo:

– Rótulos com textura mais plástica e consistente: em geral podem ser descolados da garrafa manualmente, só exige um pouquinho de paciência… 🙂 Depois de soltar o rótulo, caso ele ainda tenha cola no verso, cole-o em uma folha de papel branco. Recorte o papel excedente ao redor do rótulo e pronto, você já tem um rótulo para a colagem!

tirando rótulos

Esse rótulo foi muito fácil de remover manualmente, por ser bem espesso

-Rótulos com textura intermediária: podem ser retirados de duas maneiras, com água quente ou com adesivos removedores de rótulos.

  • Com água quente:  mergulhe a garrafa de vinho vazia em um recipiente com água bem quente fazendo com que a garrafa também se encha de água. Depois de 3 ou 4 minutos dê uma olhada para ver se o rótulo já está soltando. Em alguns casos é preciso dar uma ajudinha descolando os cantos do rótulo para que ele solte completamente.
  • Com adesivos removedores de rótulos: a melhor forma de comprar os removedores de rótulos é pela internet, pois ainda não são muito comuns no Brasil, dá uma olhada nesse site.

 

tira rótulos

Esse é o meu adesivo removedor comprado na Amazon

O processo de aplicação dos adesivos é assim:

tira rótulos 1

Descole uma faixa estreita do papel que reveste o lado aderente do adesivo. Inicie a colagem do adesivo sobre o rótulo, cuidando para que o rótulo fique bem no centro do adesivo. Vá descolando o papel protetor aos poucos e ajustando o adesivo sobre o rótulo, para evitar bolhas e irregularidades

tira rótulos 2

Após finalizar a colagem, reforce a pressão do adesivo sobre o rótulo, raspando uma colher sobre ele

rotulo

Espere pelo menos 3 dias para remover o adesivo e o rótulo virá junto com ele, na maioria das vezes, perfeito. 🙂  Mesmo que o fabricante do adesivo diga que é possível remover o rótulo imediatamente após a fixação do adesivo, não faça isso! Espere pelo menos 3 dias!

– Rótulos bem fininhos, com textura porosa (os vinhos franceses geralmente tem esse tipo de rótulo): nesses casos a melhor alternativa são os adesivos removedores. Retirar manualmente ou usar água quente geralmente rasga os rótulos, por serem muito fininhos.

Hora de revestir a parede!

Quando você tiver rótulos em número suficiente para cobrir a parede escolhida, é hora de começar o revestimento, o que é super fácil!

Você vai precisar de cola para papel de parede e de um pincel chato, com 2 cm de largura, aproximadamente. Ambos podem ser encontrados em lojas de materiais de construção.

A cola é em pó e precisa ser misturada com água para ficar pronta para o uso. Basta seguir as instruções da embalagem para fazer a mistura.

IMG_0647 (2)

Molhe levemente o pincel na cola e passe no verso do rótulo

IMG_0648 (2)

Após passar cola no verso do rótulo, posicione-o na parede. A cola leva alguns minutos para secar, o que é ótimo, pois nesse tempo é possível ajustar a posição do rótulo, facilmente.

Dica: separe os seus rótulos preferidos para a área central da parede, próxima à linha dos olhos!

Bem, o post de hoje está chegando ao fim e espero que vocês tenham curtido essa dica! Agora é só escolher um espaço especial para revestir com seus rótulos!

Muitos beijos,

Adriana

Um comentário sobre “A parede com rótulos de vinhos

  1. Super legal a ideia. Une o prazer do vinho e a beleza da decoração. Uma amiga minha recentemente abriu um novo espaço para o restaurante dela e numa das paredes ela colou receitas. O diferencial é que as folhas foram retiradas de um livro da minha mãe, cujas receitas ela escreveu à mão, há uns 35 anos atrás. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s